Você ficaria surpreso com a quantidade de empresas ainda não aderiram ao Marketing Digital. Falar em campanhas de marketing é quase como que uma ofensa para os “raízes” do mundo do empreendedorismo. E infelizmente, isso também acontece no ramo Lotérico. Alguns Lotéricos acreditam que a forma como tocam o barco está ok e não pretendem mudar. E isso não está errado, mas é como diz o ditado – quem chega primeiro bebe água limpa. Ou seja, em algum momento o ramo Lotérico vai acabar aderindo ao marketing digital.
O velho e bom “marketing off line” tem alcançado cada vez menos pessoas, e isso vai ser constante. Justamente porque, atualmente, todas as pessoas ficam conectadas 24h por dia. Ou seja, é muito mais fácil chegar até alguém por canais digitais do que por canais físicos.
Mas uma campanha de Marketing pode ajudar em que em uma casa Lotérica …
Lotéricas são conhecidas por viverem cheias. Então dizer que o marketing físico, realizado dentro da própria casa Lotérica, não funciona é um exagero enorme. Mas podemos dizer com toda certeza, se as Lotéricas migrarem para os canais digitais, elas vão ter muito, mas muito mais alcance…
Por que falamos isso? Porque as Lotéricas possuem um mix de serviços que podem facilmente serem oferecidos em canais digitais. Mas claro, cuidado, antes de tudo é preciso consultar as permissões da Caixa Econômica Federal para não infringir nenhuma regra. Não queremos que uma campanha Publicitária acabe se tornando uma dor de cabeça por não seguir as regras estipuladas.
Mas que produto poderia ser anunciado em uma campanha?
Os jogos, por exemplo, são produtos que podem ser facilmente anunciados em campanhas de marketing. Por que dizemos isso? O Brasil é o país que mais acredita em misticismo no mundo. O que isso pode nos dizer? As pessoas precisam de algo para depositar a fé delas, elas acreditam que, com fé, elas podem ganhar os bolões. Elas estão erradas? De forma alguma. Quem somos para questionar a fé alheia!? Mas o ponto aqui é, as pessoas comercializam esse tipo de sentimento. Então, divulgue os seus jogos.
Faça uma pergunta fora da sua Lotérica e observe quem já jogou a mega da virada. Com certeza, mesmo os que nunca jogaram, conhecem alguém que já jogou. Isso deixa claro para nós que o produto é viável para campanhas de marketing. Se off line você já consegue ver propagação, imagina em canais digitais.
Mas em quais canais digitais podemos fazer Campanhas de Marketing?
Quando falamos sobre canais digitais, as pessoas têm o costume de se assustar ou até mesmo retrair. Elas acreditam que canais digitais implicam diretamente em gastos. E nem sempre é assim. Vamos te explicar o porquê.
Os principais canais digitais que você precisa para anunciar o seu produto em campanhas de marketing são meios de comunicação que você já utiliza diariamente, e se não utiliza, com certeza conhece alguém que utiliza.
Um canal ideal para começar é o WhatsApp, separe um aparelho que ficará exclusivamente em uso da Lotérica. Depois pegue um dos operadores e solicite que diariamente essa pessoa envie uma lista de transmissão para os clientes com os jogos – resultados – datas. Essas fotos com alguma chamada – escrita – farão uma mega publicidade diariamente. Um detalhe importante é, esse telefone deve ser usado exclusivamente para isso, evite misturar assuntos pessoais com os assuntos da casa Lotérica.
Quais outros canais podem ser utilizados para campanhas de marketing?
O Facebook, por exemplo, é muito viável. Você pode tanto enviar mensagem no messenger dos seus clientes, como criar grupos para divulgar resultados, jogos e informações a respeito da sua casa Lotérica. Mas evite exagerar nas publicações, porque você pode acabar poluindo o chat ou o feed do seu cliente. E isso pode irritá-lo e em campanhas de marketing, o que deve sempre ser evitado é irritar o seu cliente. Até porque você quer que ele consuma ou seu material e não evite ele.
O Instagram também é uma plataforma para se trabalhar, justamente porque a mesma publicação feita nele pode ir direto para o facebook, ou seja você poupa tempo e criatividade. E gera outro canal para divulgar os seus produtos, até porque, atualmente, muitos usuários do instagram já não utilizam o facebook. O Instagram, por sinal, já bateu mais de um bilhão de usuários, então essa plataforma é incrível para você utilizar para campanhas de marketing.
Mas atente-se…
Criar campanhas de Marketing são incríveis para alavancar o seu negócio, mas é preciso tomar alguns cuidados. Primeiro, se você nunca teve contato com campanhas publicitárias, procure alguém que já tenha feito. Ou até mesmo contrate um profissional para executar isso para você. Isso vai te poupar tempo e dinheiro futuramente.
Evite desviar o foco, poste somente o que for relacionado a sua casa Lotérica. É muito fácil vermos em grupos de empresas postagens desnecessárias – como vídeos engraçados – ou coisas similares. E isso é ruim? Não. Mas existe o lugar certo para divulgar esse tipo de material, e quem entra em contato com a sua campanha é porque está interessado em consumir conteúdo relacionado a casas Lotéricas.
Campanhas de Marketing mudam o jogo…
Acreditamos ser muito válido aderir a campanhas publicitária para a sua casa Lotérica, porque isso vai atrair novos clientes para o seu negócio. Mas atente-se para os cuidados que mencionamos acima, verifique com a Caixa Econômica Federal o que pode ser incluído em campanhas publicitárias ou se há restrições.
Esperamos que a partir de agora você consiga produzir campanhas de Marketing digital e alcance resultados incríveis para a sua casa Lotérica.
Um abraço, Sucessos e Produtividade!
Neimar Mariano de Arruda
Consultor Lotérico e Fundador da DouraSoft
[email protected]
(67) 9.9698-3422
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