Os procedimentos de uma empresa são definidos através da sua cultura organizacional.
Sua lotérica tem uma cultura bem definida? Isso é muito importante para que sua empresa tenha sua própria identidade. Há muitos empreendimentos que agregam valores comuns e genéricos, perdendo sua própria identidade. Dessa forma, colaboradores e clientes não são capazes de se identificar com seu negócio.
Gostaria de saber como definir os procedimentos da sua empresa? Continue lendo para conhecer mais.
O que é cultura organizacional?
Cultura organizacional são os valores e a personalidade que uma empresa adere. Esses dados não são quantificáveis, mas são manifestados nos comportamentos e atitudes de funcionários e chefes.
Dessa forma, é importante que o seu público consiga enxergar o pensamento e o posicionamento da sua empresa através de suas ações. De nada adianta pregar um determinado princípio e não segui-lo.
A cultura está ligada à filosofia da instituição, demonstrada pela equipe nas crenças, costumes, hábitos, visão, símbolos, linguagem, dentre outros elementos.
Por que ela é importante?
Mas, afinal, você sabe por que ter uma cultura bem definida na sua lotérica é tão importante?
Definir uma cultura organizacional auxilia na gestão dos recursos humanos de sua empresa. Isso porque todos os seus processos serão direcionados por essa cultura, fazendo com que a gestão do negócio saiba qual caminho tomar. Além disso, ela permite que todos os colaboradores trilhem um caminho em comum.
Quando a cultura é bem estabelecida, fica muito mais fácil alcançar as metas, pois as ações realizadas no dia a dia não irão na contramão daquilo que sua lotérica almeja.
Tipos de cultura organizacional
Como dissemos, é importante que seus objetivos estejam alinhados com suas ações. Diante disso, você precisa conhecer quais são os tipos de cultura organizacional. Não há certo ou errado, mas é fundamental que você escolha aquele que melhor se encaixa com as suas estratégias.
Pessoa: essa cultura visa valorizar os relacionamentos entre colaboradores, clientes e sociedade.
Mercado: já essa cultura visa nos resultados e na execução das tarefas, se atentando à concorrência.
Adaptativa: empresas com essa cultura valorizam a individualidade de cada membro da sua equipe e novas ideias, oferecendo maior liberdade na tomada de decisões.
Poder: essa cultura centraliza no líder todas as estratégias e tomadas de decisão.
Hierarquia: essa cultura também foca no líder, mas busca estabilidade e não está aberta a mudanças.
Como definir a cultura organizacional em sua lotérica
A princípio, para definir a cultura organizacional na sua lotérica, é preciso alinhar seus valores com toda a sua equipe. É provável que no seu negócio já haja, mesmo sem perceber, valores instaurados. Por isso, esses também devem ser levados em consideração.
Veja a seguir algumas dicas que separamos para você.
1) Mentalidade dos líderes
É evidente que a cultura organizacional surge primeiramente da mentalidade dos líderes. Você, como líder, terá o papel de visualizar propostas e diferenciais que você deseja que o seu negócio assuma.
É papel do líder também difundir a cultura organizacional da empresa para seus colaboradores e clientes. Isso acontece naturalmente no dia a dia, através das suas motivações, cobranças e processos.
2) Contratação
Depois de determinar a cultura organizacional que você adotará, você deve pensar na contratação de funcionários. Se você deseja, por exemplo, que o seu negócio preze pelo cuidado para com o meio ambiente, será necessário contratar pessoas que são adeptas a essa visão.
3) Rotina de trabalho
Por fim, sua cultura organizacional precisa ser afirmada todos os dias através da sua rotina diária na lotérica. São pequenas decisões diárias que irão continuar compartilhando os valores do seu negócio.
Gostou do nosso conteúdo? Esperamos que essas informações tenham ajudado a definir os procedimentos da sua empresa. Lembre-se sempre de cultivar uma cultura organizacional diariamente.