O trabalho intermitente foi criado na reforma trabalhista de 2017, na qual a prestação de serviços subordinada não é contínua, é dividida em períodos de prestação de serviços e inatividade, e esses períodos podem ser alternados em horas, dias ou meses. Além disso, o trabalhador que presta serviço desta forma de contrato é reconhecido como empregado. Ou seja, tem garantido o direito de vínculo empregatício para com o empregador, mas recebe somente pelo período trabalhado.
Nesse caso, o funcionário não tem a garantia de uma jornada mínima, só recebe pelos dias trabalhados. Se não for chamado, não recebe nada. Além do pagamento pelas horas trabalhadas, ele tem direito ao pagamento proporcional de férias, FGTS, INSS e 13º salário.
Assim sendo, esse conceito surgiu com o objetivo de formalizar o tipo de relação trabalhista que não tem uma jornada de trabalho com horas fixas. Por ser pouco conhecida e interpretada com maus olhares, mas vem ganhando espaço no mercado de trabalho, em diversos segmentos.
Vantagens
O funcionário intermitente pode trazer vantagens a sua empresa, como a otimização das horas contratadas. Pois você pode chamar o profissional somente nos dias e horários que existir a demanda. Nos contratos tradicionais, o funcionário fica à disposição da empresa no período todo. Já o trabalho intermitente é uma oportunidade para trabalhos sazonais ou temporários sem necessidade do trabalho contínuo.
Ademais, para o seu funcionário além de ofertar seus trabalhos de maneira regularizada e recebendo proporcional dos direitos trabalhistas, poderá também executar mais de uma função. Até porque muitas vezes tem outras capacitações. Assim, para o funcionário intermitente isso abre um leque de oportunidades, podendo controlar seus horários de trabalho.
Vantajoso até para governo, pois serão mais pessoas trabalhando e o trabalho informal começa a regularizar e gerar impostos.
Desvantagens
Entretanto, devido o modo operante, é necessário repensar nas desvantagens de um funcionário intermitente, pois esse profissional pode ser contratado por outras empresas e tendo mais de um empregador poderá ser solicitado ao mesmo tempo. Além disso, uma eventual recusa em um chamado não pode ser entendido como rebeldia. Já que o funcionário pode estar desempenhando seu trabalho em outra empresa, no mesmo horário que você solicitou. Então essa relação precisa ser mais profissional.
Funcionário intermitente em Casas Lotéricas
Nas casas lotéricas existem alguns serviços que podem ser executados por funcionários intermitentes. Como é o caso da demanda sazonal que são serviços temporários como mega da virada, lotofácil da independência e outras loterias, que podem proporcionar a expansão das vendas com o funcionário intermitente. E com os isso os funcionários contínuo mantém a demanda normal da lotérica.
Outra sugestão, também oferecida aos trabalhadores temporários como parte de um sorteio, é um dia específico em que você possa criar um serviço diferenciado em relação aos outros dias. Como, um sábado por mês a lotérica abrir em um horário excepcional. Talvez uma hora antes e fechar uma hora depois para proporcionar um tempo maior para as pessoas utilizarem os serviços.
Exemplo: primeiro sábado do mês, ou no 5º dia útil, ou até mesmo em algum outro dia específico para que as famílias que moram na zona rural, possam aproveitar esse tempo maior oferecido. E até mesmo aquele cliente que nunca consegue passar na lotérica, por que ambos seguem o mesmo horário de expediente poder ir sem ter que sacrificar o horário de almoço para pagar contas e fazer suas apostas ou pagamentos.
Já pensou em criar uma carteira de cliente ou até mesmo cultivar aquela já existente, oferecendo jogos, realizando vendas sem se limitar aos outros serviços, então o funcionário intermitente pode realizar isso em períodos pré-determinados.
Logo, são em períodos assim que o lotérico aproveita para aumentar sua produtividade e o lucro da sua empresa e também utilizar o funcionário intermitente.
Neimar Mariano de Arruda
Consultor Lotérico e Fundador da DouraSoft
[email protected]
(67) 9.9698-3422
Quer melhorar a gestão da sua lotérica?
Conheça o único sistema de Gestão Blindado para Lotéricas. O AGIL