Funcionário problema: como lidar? 

Um Funcionário problema pode ser complicado dentro da organização. Gestores do mundo todo concordam que o bom desempenho de uma equipe está diretamente ligado à qualidade dos relacionamentos entre os colaboradores. Manter um ambiente harmonioso na empresa não é uma tarefa fácil. Quase todos os negócios lidam com funcionários problemas. 

Diante disso, é essencial que sua lotérica saiba como lidar com essas pessoas, para que suas atitudes não acabem influenciando aos demais. 

Tipos de funcionário problema

Você consegue identificar um funcionário problema? Listaremos a seguir os tipos mais comuns.

1) O bajulador 

O funcionário bajulador busca agradar aos superiores o tempo todo. Essa atitude pode ser muito ruim para a empresa, já que o funcionário se mostra bastante individualista. O Individualismo pode atrapalhar os negócios, já que intrigas com outros colaboradores podem acontecer, comprometendo a coletividade do time. 

2) O controlador

Esse tipo de funcionário é autoritário e inflexível. Ele julga que é melhor do que os demais, e centraliza as atividades em si mesmo. Quando seu funcionário se autonomeia chefe, problemas surgirão dentro da equipe.

3) O injustiçado

O funcionário injustiçado sempre sente que seu trabalho não está sendo justamente reconhecido. Isso pode criar muitos obstáculos quando você dá promoções a outro funcionário, por exemplo.

4) O aproveitador

Esse funcionário é realmente um problema. Ele se aproveita dos demais funcionários, do seu cargo e da empresa para levar vantagem de alguma forma, fazendo com que sua lotérica possa ser mal vista pelo mercado. 

5) O fofoqueiro

Esse tipo de funcionário é muito comum em ambientes corporativos. No entanto, suas atitudes são muito nocivas, gerando transtornos, prejudicando o clima da sua lotérica.

6) O crítico

O funcionário crítico prejudica muito a interação da equipe, pois está sempre criticando seus superiores com muito pessimismo.  

Há muitas outras características desfavoráveis que destroem o ambiente de trabalho, como fanatismo, arrogância e dependência química. 

Como lidar com funcionário problema

A dica mais relevante que podemos dar diante dessas situações é: aja com rapidez. Pense bem antes de agir, mas não espere muito para tomar uma providência, senão a situação só irá se agravar. Não tome decisões baseadas em fofocas e boatos. Pesquise bem a situação antes de agir, e lide com fatos.

O segundo passo é planejar como você irá abordar o funcionário problema. Planeje suas ações e escolha o melhor local e horário para iniciar uma conversa. Certifique-se se será necessário ter alguém para mediar o diálogo.

Na hora da conversa, não ataque o indivíduo, mas suas atitudes. Evite dizer “você está sempre atrasado”. Em vez disso, diga “é essencial para nossa lotérica que todos cheguem no horário”. Esteja sempre impulsionando à coletividade. 

Além disso, dê ao seu funcionário a oportunidade de formular maneiras de resolver o problema. Dessa forma, ele se sentirá parte da solução e aceitará sua repreensão de forma mais tranquila.

Muitas vezes, situações complicadas podem não mais voltar a acontecer se forem cortadas desde o início. Diante disso, quando conversar com um funcionário problema, tente entender as razões que estão impulsionando suas atitudes. Ouça atentamente e não o interrompa. Assim, você conseguirá perceber o problema como um todo e buscar dissipá-lo. 

É necessário ter sabedoria e paciência para lidar com seus colaboradores. Repita quanto for necessário para que eles entendam qual a conduta esperada por você. Contudo, consiga perceber quando ele está precisando de ajuda psicológica. Além disso, compreenda quando sua empresa não conseguirá mais lidar com aquela pessoa. Todos os seus funcionários podem acabar te dando algum problema, mas isso não pode virar algo muito recorrente.

Reflexos da Liderança frente a funcionários

Por fim, a postura da liderança interfere diretamente no clima organizacional da sua lotérica. Assim sendo, busque sempre fazer avaliação de desempenho com seus funcionários. Compreenda as causas de seus comportamentos e tente eliminar posturas improdutivas.

Como resultado, valorize os talentos da sua empresa e monitore o rendimento individual de cada um, mantendo todos sempre motivados.

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