Por que ter um braço direito dentro da lotérica?

Para o lotérico que atua como gestor e líder de uma casa lotérica, ter um funcionário de confiança, que seja o seu braço direito dentro da empresa, é de extrema importância.

O braço direito do lotérico não é apenas um colaborador que está ali para cumprir tarefas, mas sim um profissional que deve se mostrar comprometido e que saiba tomar as melhores decisões quando o lotérico deixa o estabelecimento para cumprir com outras atividades profissionais.

A casa lotérica não pode ficar simplesmente sem uma pessoa para tomar a frente do negócio, somente com os operadores de caixa no atendimento, nas horas em que o lotérico, como todo empresário, possui outros compromissos.

Como escolher um bom braço direito para a lotérica

Contudo, para que o lotérico tenha um bom braço direito, é preciso fazer a escolha certa. Deve encontrar uma pessoa que possa conduzir a equipe, que seja capaz de motivar e acompanhar as atividades, que saiba lidar com as diferenças e que possa, da mesma forma que o próprio lotérico, enxergar o todo da empresa.

Algumas características são essenciais para que se possa escolher o braço direito para acompanhar as atividades, quando o lotérico tem outros compromissos:

1.      Boa capacidade de raciocínio

Um braço direito do lotérico deve ter raciocínio lógico, podendo garantir a boa condução da lotérica na ausência do proprietário. Sua atividade deve ser conduzida ao mesmo tempo em que presta a atenção necessária aos outros funcionários para que não ocorram falhas no atendimento.

2.      Visão do negócio

O bom profissional para ser um braço direito deve saber olhar o negócio como um todo, não se detendo apenas no genérico. Deve ter capacidade de visão para enxergar os detalhes e identificar de forma rápida e certeira tudo o que precisa ser corrigido.

3.      Equilíbrio emocional

Para ocupar o lugar de braço direito do lotérico é preciso um profissional com equilíbrio emocional, tendo dentro de si próprio o suporte para lidar com a pesada carga de trabalho e a responsabilidade de conduzir os negócios na ausência do lotérico.

4.      Saber ouvir

Da mesma forma que qualquer líder, o braço direito também deve ser aquele que sabe ouvir. Uma pessoa que não sabe ouvir, não sabe encontrar a solução mais adequada para qualquer problema. Por isso, o saber ouvir determina que atitude deve ser tomada, principalmente quando é necessário lidar com outros funcionários e com clientes.

5.      Boa capacidade de comunicação

Um lotérico não pode apenas impor aos outros funcionários uma pessoa que esteja no comando na sua ausência. O profissional para a função é aquele que tem boa capacidade de comunicação, que saiba expressar claramente o que é necessário ser feito, que saiba motivar os outros funcionários. Uma boa comunicação é essencial também para que as ordens sejam cumpridas como devem.

6.      Determinação no trabalho

Quando a lotérica está sob o comando do braço direito, ele continua tendo suas obrigações normais. Por isso, é importante que seja um profissional que não se esqueça de suas próprias atribuições no momento em que assume o comando da empresa. Os outros funcionários saberão respeitar melhor a autoridade de quem, mesmo no comando, não deixa de colocar a mão na massa, ou seja, de trabalhar da mesma forma que os outros.

Conclusão

Por fim, ter um braço direito na lotérica é ter uma pessoa de confiança, que permita ao proprietário cumprir com suas obrigações fora do estabelecimento quando isso for necessário.

Um encontro com fornecedores, uma conversa com o gerente da Caixa Econômica, a busca de novos parceiros para a lotérica, a oferta de novos serviços, todas essas atividades devem ser conduzidas com calma e tranquilidade. Dessa forma, o braço direito, nesses momentos, é quem pode trazer essa tranquilidade.

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422

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