Como estabelecer limites entre proprietários e funcionários

É verdade que as pessoas no geral passam mais tempo no ambiente de trabalho do que em qualquer outro lugar. Sendo assim, é normal que seja no trabalho que elas tenham seus maiores laços de amizade. No entanto, é necessário ter maturidade para conseguir separar os elos profissionais dos elos de amizade. O relacionamento entre chefes e funcionários deve ter companheirismo, assim a convivência será muito melhor. Porém, existem limites.

Diante disso, até que ponto pode ir o relacionamento entre chefe e colaborador? 

Dicas para manter os limites nos relacionamentos interpessoais dentro da empresa

É certo que muitos profissionais não entendem bem os limites que devem existir dentro dos relacionamentos interpessoais em uma empresa. Devido a isso, daremos algumas dicas que você como chefe pode praticar em sua lotérica para evitar que seus colaboradores ultrapassem a linha.

1) Use um tom profissional

Seus funcionários irão te tratar na mesma maneira que você os trata. Por isso, tenha o cuidado de ter em prioridade os assuntos referentes ao emprego e aos serviços que eles deverão prestar. Isso não significa que você deve se mostrar superior. É necessário que o chefe passe um tom de superioridade, mas sem ser arrogante.

2) Não compartilhe em excesso sua vida pessoal

Convivendo tantas horas por dia juntos é praticamente impossível não saber de um ou outro detalhe íntimo e banal da vida um do outro. No entanto, não permita se envolver nos problemas pessoais de seus funcionários, assim como que eles se envolvam nos seus. Caso esses transtornos estejam prejudicando a produtividade profissional de ambos, procure por especialistas qualificados para ajudar na situação. 

3) Se necessário, dê um toque

As vezes pode acontecer de, apesar dos seus esforços, um ou outro funcionário não entender bem o recado. Se for necessário, dê um toque de forma gentil. Mas seja firme. Frases como “é melhor não tocarmos em assuntos pessoais no trabalho” são uma forma de impor a eles certos limites.

4) Procure ter uma vida social

É importante ter um bom relacionamento com seus funcionários. Promover pequenas confraternizações e comemorações, de vez em quando, é importante e motivador. No entanto, busque por relacionamentos fora do ambiente de trabalho. Não adianta querer impor limites se você sai com seus funcionários todo final de semana.

Intimidade X Sintonia

Não nos entenda mal. Não estamos querendo dizer que você deve se manter distante dos seus liderados. De forma alguma. A distância interpessoal pode prejudicar muito nos seus negócios. É importante ter maturidade para definir até quando se deve chegar.

É necessário que haja sintonia entre todos os funcionários da empresa. Todos devem conhecer bem uns aos outros, suas capacidades e facilidades, seus pontos fortes e fracos e sua maneira de pensar. Assim, vocês poderão atuar como uma equipe ajudando um ao outro. Porém, intimidade excessiva pode ser muito prejudicial em um ambiente de trabalho, gerando desconfortos e bajulações em demasia. 

Situações perigosas nos relacionamentos interpessoais

Anteriormente, tratamos sobre confraternizações entre funcionários e chefes. Esses eventos podem acontecer e inclusive podem favorecer para que haja uma maior integração entre a equipe. No entanto, tenha bastante cautela com os assuntos que serão tratados nesses momentos. Evite ao máximo falar bem ou mal de outro funcionário da firma. Isso pode gerar um mal-estar entre ambas as partes e acabar prejudicando as relações interpessoais na empresa.

Além disso, tenha ponderação com piadas e apelidos. Tudo bem ser bem-humorado e tentar deixar seus funcionários mais à vontade com você, mas isso pode se tornar uma atitude negativa. Criar esse tipo de intimidade pode dar aos seus funcionários uma falsa sensação de que eles podem tudo, fazendo com que eles acabem passando dos limites no relacionamento. 

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

Você também vai gostar desses artigos