Retórica e persuasão: como trabalhar ambas para aumentar suas vendas

Retórica e persuasão são duas habilidades fundamentais que todo negócio precisa desenvolver. Ter uma boa retórica é uma habilidade que todo vendedor deve desenvolver. Retórica é a arte de saber argumentar. Quando você sabe se expressar com clareza e segurança, sua fala transmite confiança e credibilidade, se tornando extremamente persuasiva.

Um discurso persuasivo é aquele que não requer muito tempo. Com poucos minutos já é possível fazer com que seus ouvintes concordem com você e formem uma boa opinião. Um exemplo disso são justamente os horários eleitorais na televisão.

A retórica é extremamente valorizada desde os primórdios da civilização grega. No entanto, muitos consideram que ter uma boa oratória é importante somente para aqueles que costumam falar em público. Mas essa habilidade é essencial também para vendas e negociações. E, por se tratar de uma habilidade, ela pode ser desenvolvida e lapidada.

Continue lendo, pois te daremos algumas dicas que te ajudarão a melhorar sua retórica, aumentando seu poder de persuasão frente aos seus clientes na lotérica.

Como melhorar sua retórica

A retórica é a capacidade de fazer com que seus pensamentos estejam organizados e fáceis de entender. Na oratória, ela é muito utilizada, inclusive na hora de realizar vendas. A seguir, listamos algumas dicas de como desenvolver sua retórica.

1) Seja organizado 

Muitos consideram que na hora de falar não é necessário organização. No entanto, uma boa oratória depende desse fator. Portanto, organize na sua cabeça as principais informações que deseja transmitir aos seu cliente. Faça uma introdução acerca do assunto, apresentando o seu produto e seus benefícios, informe o modo como ele poderá comprá-lo e, por fim, faça a oferta.

2) Treine argumentação 

Falar em público é uma arte que devemos praticar. Diante disso, tire um tempo para treinar essa habilidade. Você pode, diante do espelho, imaginar diferentes situações com seus clientes, tentando convencê-los utilizando de bons argumentos.

3) Esteja sempre informado 

Por fim, uma atitude que todo orador deve ter é estar sempre se informando. Hoje em dia, essa tarefa se tornou muito mais fácil, já que temos acesso à informação o tempo todo através da internet. Então, tire um tempo na sua rotina para se informar do que tem acontecido na sociedade, na sua cidade e na sua área de negócio.

Como aumentar seu poder de persuasão

Ser persuasivo é convencer seus clientes a adquirem seus produtos e serviços. Desenvolver essa habilidade requer, antes de tudo, muito estudo. É preciso entender o comportamento humano, analisando como o ser humano se comporta mediante diferentes situações.

É fundamental saber como se comportar mediante cada situação e cada cliente. Humanos são seres complexos e uma boa retórica é aquela que consegue se adaptar a diferentes personalidades. 

Gatilhos mentais 

Gatilhos mentais são estratégias utilizadas pelos vendedores para tentar obter uma reação positiva dos seus clientes. Os gatilhos são como teclas que você aperta e geram uma reação imediata. 

No jogo das vendas, o que leva um consumidor a comprar muitas vezes são fatores não racionais. O lado emocional interfere muito na atitude das pessoas, por isso os gatilhos mentais são eficazes. 

Sabe aquelas frases ” é só até hoje! ” e ” faltam poucos dias para o fim da promoção”? Essas frases são utilizadas como gatilhos emocionais, fazendo com que a pessoa perceba que o seu produto é urgente e precisa ser comprado no mesmo instante.

Técnicas de persuasão 

Há muitas técnicas de persuasão que podem ser utilizadas nas suas vendas. Uma delas é: nunca diga que seu cliente está enganado. Respeite a opinião dele e mostre que você concorda com o seu jeito de pensar, mas, se necessário, mostre outro ponto de vista de forma educada e cuidadosa.

Outra dica importante é deixar com que os seus clientes falem mais do que você. Se ele sentirem que você está falando demais e não lhes dá atenção, isso será muito prejudicial para a sua imagem. Sendo assim, os ouça e os incentive a conversar com você. 

Como resultado, ter uma boa retórica é fundamental para o aumento de suas vendas na casa lotérica. Então, siga nossas dicas e se torne um vendedor cada vez mais persuasivo .

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