Reunião com a CAIXA e reações: 28/03/2106

Nos últimos dias tem se discutido bastante sobre a situação da classe lotérica no Brasil. Na última segunda-feira, no dia 28 de março de 2016, houve mais uma reunião que contou com a participação dos presidentes dos Sindicatos Estaduais, através da FEBRALOT, da vice-presidência de Rede e a vice-presidência de Loterias e suas respectivas equipes em um debate que perdurou por horas. A discussão, obviamente, abordou diversas temáticas que tem um profundo interesse de toda a rede.

Os principais temas de interesse amplo, a nível nacional, foram apresentados pelos presidentes sindicais e, posteriormente, reapresentados para a vice-presidência da Caixa. Os temas abordados estão descritos logo a seguir:

 

Transferência de titularidade:

A nova circular da Caixa será apresentada na primeira quinzena e vai contemplar a possibilidade de transferência das unidades;

Terminais (substituição e modernização):

A Caixa vai adotar uma gestão melhor dos equipamentos nas UL’s, para diminuir os problemas de substituição de equipamentos;

Boletos interbancários:

A Febraban apresentará uma proposta na próxima semana;

Empréstimos:

Capital de giro – já está liberada uma faixa de crédito especial para a categoria, através das agências vinculadas.

 

Houve um impasse a respeito da proposta de reajuste. De acordo com José Henrique Marques, o vice-presidente da Rede, a restruturação internada da Caixa impediu que o reajuste fosse anunciado no dia da reunião, 28 de março de 2016, segunda-feira. Entretanto, o mesmo garantiu que o reajuste será feito no mais tardar no dia 4 de maio desse ano, ou seja, o novo prazo vence daqui a cerca de um mês.

Quando questionado a respeito do novo adiamento da divulgação de reajuste, o vice-presidente ponderou sobre a possibilidade de aplicação do reajuste retroativo para os presidentes sindicais.

 

A reação a respeito da reunião: o posicionamento de Gilmar, presidente do sindicato de Santa Catarina

12923183_1717774968467840_7806967837447089239_n

Como a ciência já explicou mais de uma vez, toda ação tem uma reação. Desse modo, após a reunião do dia 28 de março de 2016, levando-se em consideração a proposta de atraso do reajuste para um mês de maio, exatamente 4 de maio, o presidente do Sindicato de Santa Catariana, Gilmar, tornou público o seu posicionamento através de uma mensagem,apresentando a sua opinião, esclarecendo os fatos e propondo uma postura específica diante do resultado da reunião.

O presidente mencionou que durante a reunião, que perdurou das 14h até às 22:30h, não houve…

“notícias que nos alentem, apenas o vice-presidente, Sr. Henrique (José Henrique Marques), pediu mais um tempo para decidir, sobre reajustes de tarifas, que já se vão 18 meses sem aumento, prazo até maio”

A sua insatisfação prosseguiu e ele mencionou que a vice-presidente, Deusdina, também não trouxe notícias novas.

Por fim, ele informou que houve uma decisão, tomada ao lado de Deusdina, Marques e os demais presidentes:

“Decidimos que teríamos que ter um plano alternativo em se confirmando a já sabida história de que não teríamos aumento, acertamos que sugeriríamos que cada um idealizasse movimentos em seus Sindicatos, vinculando na mídia o nosso descontentamento, e também faríamos um grande encontro no dia do Lotérico 26/05, em Brasília, com audiência pública ou não”.

Em suma, Gilmar solicitou uma assembleia pedindo a participação dos demais sindicatos envolvidos.

“Eu, levantei o assunto e disse ao Sr. Henrique que em respeito aos meus colegas Catarinenses, pela posição já sentida em meu meio, e assumida na minha base, iria convocar uma assembleia e daria o referido encaminhamento da situação, acredito até em divulgação na mídia com matérias pagas, destacando a pré-falência da rede”.

Contando com o apoio dos demais presidentes, Gilmar finalizou sua mensagem com a seguinte frase: “Então meus amigos, estarei pedindo esta Assembleia e todos poderão opinar do que fazer, e como fazer”.

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

Você também vai gostar desses artigos