Antes de tudo, quais são os tipos de ferramentas as serem utilizadas para a gestão de lotéricas? Qual é a melhor delas? Será que existe uma solução definitiva, testada e aprovada por lotéricos de todo o país?
A gestão de uma empresa demanda certos tipos de ferramentas específicas e isso não é diferente com as casas lotéricas. Neste artigo, vamos conhecer algumas dessas ferramentas e, ao final, apresentar a ferramenta que consideramos que veio para ficar e revolucionar o modo como gerimos nossas empresas.
Gestão de lotéricas: Controles financeiros
A princípio, a gestão financeira de uma lotérica depende de controles financeiros eficazes, capazes de registrar todas as operações de compra e venda relacionadas às atividades da empresa.
O registro de cada um dos lançamentos é essencial para a confiabilidade dos controles financeiros e para que o lotérico possa tomar decisões de qualidade nesta seara.
Gestão de lotéricas: Controles de estoque
Outra ferramenta decisiva para uma gestão de sucesso é o controle de estoque. Além disso, a este respeito, importa aduzir que uma lotérica não estará financeiramente controlada até que o controle de estoque seja confiável, pois os produtos em estoque nada mais são do que capital investido e imobilizado da empresa.
Gestão de lotéricas: Controles de venda
Dessa forma, os controles de vendas compõem o conjunto de ferramentas que tornam possível a gestão comercial da casa lotérica. Assim como ocorre com os controles anteriores, o registro e o lançamento de todas as vendas realizadas diariamente termina sendo crítico para o sucesso do negócio.
Gestão de lotéricas: Controles de produtividade
Controles de produtividade são ferramentas relacionadas à gestão de recursos humanos, uma área de extrema relevância para o êxito de qualquer empresa formada por mais de uma pessoa, como é o caso das lotéricas.
A seu respeito, é interessante citar que todas estratégias de reconhecimento e recompensa de funcionários deve passar por esses controles, que revelam quem são os colaboradores que possuem o melhor desempenho individual e que se esforçam e se dedicam mais ao negócio.
Gestão de lotéricas: Cadastros de clientes
Os cadastros de clientes, assim como os controles comerciais, fazem parte da gestão comercial e são imprescindíveis para resguardar o maior ativo que uma empresa pode ter: a sua clientela.
Você pode encontrar tudo isso e muito mais em um só lugar, com a vantagem de ter tudo customizado para a gestão de uma lotérica.
Existem dois problemas básicos em todos esses tipos de ferramentas de gestão que vimos anteriormente:
- Não foram desenvolvidas com foco na atividade lotérica, que tem as suas especificidades. Isso significa dizer, em outros termos, que o lotérico é quem terá que se adaptar a elas e não o contrário.
- São ferramentas diferentes, com finalidades diferentes, e muitas delas não se comunicam entre si. Isso significa que o lotérico terá um imenso retrabalho ao ter que, muitas vezes, fazer um mesmo lançamento em diversas ferramentas.
Por fim
A solução seria encontrar uma ferramenta de gestão completa, que conjugasse todos os tipos de ferramentas vistos até aqui e que, preferencialmente, tivesse uma estrutura customizada para a gestão de casas lotéricas. A boa notícia é que essa ferramenta existe…
Como resultado
Estamos falando do Sistema AGIL que reúne, em um só sistema, todos os controles e ferramentas que listamos ao longo deste artigo, permitindo uma gestão 360º da lotérica.
E então, o que acha?
Descubra mais a respeito do AGIL entrando em contato conosco agora mesmo. Ligue agora para (67) 2108-7007 ou envie-nos um email para comercial@dourasoft.
Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422