Vantagens de se fazer uma pesquisa de mercado
Atualmente, o mercado se apresenta de forma cada vez mais competitiva. É preciso se destacar nesse cenário, para conseguir lidar da melhor forma possível com as adversidades. Portanto, você precisará de certas ferramentas que irão te auxiliar nos seus objetivos.
No mundo do mercado lotérico, assim como em qualquer outra área, realizar uma boa pesquisa é fundamental para o sucesso.
É sobre este tema que iremos nos deter neste artigo, explicando as vantagens de se fazer uma boa pesquisa de mercado. Confira a seguir:
Por que fazer uma pesquisa de mercado?
Primeiramente, é importante comentar que a pesquisa de mercado é um estudo específico. Portanto, qualquer empresa pode fazer para compreender melhor o segmento no qual está inserida.
Dito isso, entre outras coisas, ela serve para levantar dados e informações a respeito de como os consumidores enxergam e se relacionam com a sua marca, produto ou serviço.
Analisar o que for levantado, portanto, é essencial para que o seu negócio possa crescer e, no caso das lotéricas, atinja números de vendas cada vez mais significativos.
Pensando nisso, destacamos como as principais vantagens desse tipo de ação:
Conhecer melhor os seus clientes
De imediato, é importante comentar que conhecer melhor os seus clientes talvez seja um dos motivos mais importantes para fazer uma pesquisa de mercado.
Isso porque a partir da sua pesquisa você determinará como a sua empresa irá prosseguir. Vários tópicos são definidos de acordo com a sua pesquisa de mercado. Alguns exemplos claro são a comunicação da sua empresa, o posicionamento, qual estrategia de marketing utilizar, entre vários outros.
Por exemplo, saber que uma parte de sua clientela é composta por médicos que têm um rendimento considerável, permitirá que você estabeleça um valor de bolão mais adequado. É a partir dessas diretrizes de mercado, que você encontrará formas para alavancar o seu negócio
Ou ainda: se você perceber que a maior parte do seu público tem menos de 30 anos, talvez seja interessante investir em mídias digitais como um meio de divulgação. Até mesmo determinar um padrão textual um pouco menos formal.
Enfim, o sentido da pesquisa de mercado aqui está em fazer uma campanha coerente e estabelecer metas reais para o seu empreendimento, com base no perfil e no comportamento de seus consumidores. Permitindo que você tenha total clareza para identificar o seu público-alvo.
Conhecer melhor a sua concorrência
O intuito das pesquisas de mercado não são somente para que você conheça melhor o seu cliente, mas também a sua concorrência. A isso se dá o nome de Benchmarking.
Resumidamente, trata-se de encontrar empresas similares a sua para que você possa comparar as formas de atuações.
De modo geral, o intuito é identificar quais são os seus pontos fortes e fracos em relação à concorrência. Para então, elaborar estratégias que tragam vantagens para a sua empresa.
Nesse sentido, a pesquisa e o levantamento de dados subsequente servem para que você entenda como o mercado opera e possa criar estratégias para que a sua empresa se destaque e ofereça as melhores oportunidades sempre.
Assim, o Benchmarking é um processo extremamente comum e visto, inclusive, de forma bastante positiva.
Melhorar a imagem do seu negócio
Por fim, após levantar informações variadas, conhecer bem os seus clientes e analisar a concorrência, a pesquisa de mercado te ajudará principalmente a aprimorar a imagem do seu negócio. Permitindo que você lapide pontos que antes estavam desfavoráveis a sua empresa.
Nesse sentido, ela te permitirá tomar decisões com maior segurança. Justamente, porque ao mesmo tempo em que você compreende o seu público, também consegue enxergar as necessidades do seu negócio.
Isso evitará que você cometa erros que podem lhe distanciar de sua missão e propósito. Fazendo com que, além de alavancar o seu negócio, você se torne uma verdadeira autoridade para o seu nicho de mercado.
Além disso, com a prática, você será capaz de prever futuras tendências e se preparar da melhor forma possível para elas. Fazendo com que você esteja sempre atualizado. E a frente dos seus concorrentes.
Desse modo, as vantagens de se fazer uma pesquisa de mercado são inúmeras, o que demonstra a necessidade desse procedimento para qualquer tipo de estabelecimento.
Se você deseja saber mais a respeito disso, confira também nossas outras publicações!
Caso tenha dúvidas, entre em contato comigo, terei satisfação em ajudar.
Neimar Mariano de Arruda
Consultor Lotérico e Fundador da DouraSoft
[email protected]
(67) 9.9698-3422
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