Todos os negócios sonham em alcançar muitos lucros e consistência no mercado. Por isso, a venda recorrente pode ser uma grande aliada para tornar a sua empresa cada vez mais atraente para os consumidores.
No artigo de hoje, nós te explicaremos tudo o que você precisa saber sobre a venda recorrente e como ela realmente funciona dentro das empresas. Vamos lá?
O que é a venda recorrente?
De maneira direta e simples, a venda recorrente é uma maneira de escolher o dia do pagamento para os serviços ou produtos que são contratados repetidamente durante o mês, semestre ou ano.
Atualmente, muitas empresas, independente do porte e ramo de atuação, utilizam a venda recorrente por causa de seus benefícios para o setor financeiro e outras áreas importantes, além de satisfazer os consumidores e entregar comodidade.
Assim como dito acima, os pagamentos das vendas podem ser feitos por períodos mensais, semestrais e até mesmo anuais. Além disso, eles podem ser enviados para cobrança em cartões de crédito ou impressões de boletos bancários.
Dentre algumas vantagens de optar pela venda recorrente, podemos citar:
- Pagamento simples e fácil
- Gestão financeira
- Fidelização de clientes
- Automatização de processos
- Redução de atrasos
- Cobranças automáticas
Como funciona?
Esse modelo de vendas funciona como um tipo de pacote. Em vez de vender apenas uma vez, cada consumidor pode oferecer um produto ou serviço quantas vezes quiser ao longo de vários meses.
O objetivo da venda recorrente é conseguir oferecer um produto para o cliente por meio de um contrato. Assim, ele receberá o serviço escolhido mensalmente ou anualmente por períodos mensais, semestrais ou anuais.
Desse modo, os negócios podem oferecer vendas mais consistentes sem gastar muito esforço para encontrar o cliente várias vezes durante o mês.
Exemplos de venda recorrente
A venda recorrente não é algo novo no mercado, mas, nos últimos tempos, ela tem ganhado um destaque bem maior entre os negócios. Por isso, separamos os tipos de vendas recorrentes mais comuns no mercado atual. Veja abaixo:
Serviços e produtos em planos
Um tipo de venda recorrente bem conhecido são os serviços de academia, por períodos mensais, anuais e outros. Nesse exemplo de venda, o consumidor paga parcelas fixas por um período de tempo de acordo com o contrato.
Esse mesmo modelo pode ser encontrado em clínicas, escolas, salões e outros diversos negócios.
Assinaturas
Um modelo de venda recorrente por assinatura é muito semelhante a um plano, mas nesse modelo o consumidor paga apenas enquanto ainda estiver utilizando o produto ou serviço prestado.
Geralmente, para assinaturas, o pagamento é feito por boleto bancário e cartão de crédito, embora outras formas de pagamento também estejam disponíveis. Os serviços mais conhecidos em assinaturas são streaming de músicas, séries e filmes como a Disney+, Netflix e outros.
Diferenças entre venda recorrente e parcelada
Quando falamos sobre recorrência em vendas, é fundamental que você entenda que ela não é a mesma coisa que venda parcelada. No parcelamento, o serviço ou produto escolhido é oferecido apenas uma vez e o consumidor pode escolher se deseja dividir ou não e em quantas vezes.
Na recorrente, o pagamento e a venda do produto ou serviço é feita periodicamente. Para compreender melhor, te daremos o seguinte exemplo: se uma pessoa assina um aplicativo de livros premium por um ano, ela terá acesso aos benefícios do plano apenas durante aquele um ano em que estiver ainda pagando as mensalidades.
Como podemos te ajudar sobre?
A venda recorrente tornou-se muito presente no dia a dia de várias empresas, independente da sua área de atuação. Além de suas vantagens, a diversidade de produtos e serviços que usam essa modalidade é gigante. Não vai deixar a sua empresa ficar de fora, não é?
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