A venda recorrente é uma das melhores opções para garantir a fidelização dos clientes em sua empresa. Você pode até ter ótimas vendas e resultados, mas nada é melhor do que prever o faturamento e investir em estratégias para aumentá-lo cada vez mais.
Mas será que a sua empresa está preparada para investir nesse modelo? Não se preocupe!
Nós separamos as melhores dicas e tudo o que você precisa saber para começar a fazer vendas recorrentes na sua empresa. Vamos lá?
O que é a venda recorrente?
Enquanto em uma venda tradicional produtos ou serviços são adquiridos e pagos apenas uma vez, em uma venda recorrente o cliente faz uma assinatura, onde ele recebe e paga pelos produtos ou serviços periodicamente.
Atualmente, muitos negócios de diversos ramos utilizam esse modelo de venda por causa de suas vantagens para o setor financeiro e outras áreas importantes, além de satisfazer os consumidores.
Os pagamentos podem ser realizados em períodos mensais, semestrais e até mesmo anuais. Além disso, eles também podem ser cobrados em cartões de crédito, débito em conta ou mesmo boletos bancários.
Venda recorrente x Venda Parcelada
Quando falamos sobre venda recorrente, é essencial entender que ela não é igual a venda parcelada. No parcelamento, o serviço ou produto contratado é vendido por apenas uma vez e o cliente pode escolher se deseja ou não dividir.
Já na venda recorrente, o pagamento e a entrega do produto é feita periodicamente. Por exemplo, se uma pessoa assina um aplicativo de música por seis meses, ela terá acesso a ele por apenas os meses em que estiver ainda pagando.
Características da venda recorrente
O modelo de venda recorrente é uma maneira de cobrança feita pelas definições de um contrato, formal ou não, estabelecido entre a empresa e o consumidor.
Neste contrato, devem constar as seguintes características:
- Informações e regras para o cancelamento
- Renovação automática
- Cancelamento por atraso
- Período da assinatura
Para que as cobranças sejam automatizadas, uma plataforma de gestão de cobranças se faz necessária.
Benefícios da venda recorrente
Não é por nada que muitas empresas utilizam a venda recorrente no seu dia a dia. Com esse modelo na empresa, é possível prever os lucros, gerenciar o financeiro e outras funcionalidades. Enquanto os clientes se beneficiam de praticidade, conveniência e, normalmente, preços menores.
Conheça mais algumas vantagens da venda recorrente:
- Previsão de lucros e receitas
- Diminuição de atrasos
- Planejamento e controle financeiro
- Facilidade
- Alternativas de planos
Exemplos de negócios que usam a venda recorrente
A princípio, qualquer negócio pode criar um plano de assinatura para fazer vendas recorrentes, isso posto, alguns negócios já tem feito isso com sucesso.
Produtos
- Clubes de assinaturas
- Supermercados
- Empórios
- Pet Shops
- Floriculturas
- Farmácias
- Empresas de reposição de produtos
Serviços
- Streaming
- Serviços SaaS (Software as a Service)
- Cobranças automáticas
- Planos de academia
- Universidades
- Escolas de idiomas
- Clínicas
- Companhias de viagem
- Seguradoras
Como nós podemos ajudar o seu negócio?
Por fim, a DouraSoft Assinaturas é uma plataforma quer permite gerenciar todo seu setor financeiro e implementar cobranças recorrentes automáticas através de qualquer meio de pagamento. Além disso, com a plataforma, fica fácil acompanhar clientes inativos ou inadimplentes e realizar comunicações automáticas com a intenção de normalizar suas situações.
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