Estudos apontam que nunca, na história do país, houve aumento tão expressivo da violência e da criminalidade. A insegurança nos acompanha a todo o momento, seja no trabalho, na rua e até mesmo dentro de casa. E, infelizmente, este número cresce cada vez mais. Por este motivo, produtos blindados deixaram de ser um artigo de luxo e se tornaram uma solução necessária para garantir mais segurança.
Para saber se a blindagem da lotérica é segura, é preciso prestar atenção desde o projeto inicial até mesmo aos pequenos detalhes que muitas vezes passam despercebidos, como fechadura de qualidade, fechamento da parte superior e até mesmo chumbadores que serão utilizados, e que farão grande diferença no resultado final. Quando se fala em blindagem hoje em dia, é necessário pensar em uma solução como um todo. Isso significa que, além de vidros blindados de qualidade, o lotérico deverá cuidar também com a porta de acesso à parte interna da lotérica, caixilhos e colunas que também deverão ser blindados. Afinal, quando se blinda apenas uma parte da lotérica, esta deixa de ter a eficácia da segurança que se procura ao blindá-la e se torna vulnerável.
Produtos blindados, seja aço ou vidro, devem possuir toda documentação necessária exigida pelo Exército Brasileiro e são rigorosamente submetidos a testes oficiais realizados no campo de Marambaia, no Rio de Janeiro, para comprovar sua eficácia. Como o assunto ainda é novidade para a maior parte da população, acreditamos ser de grande importância informar sobre o assunto.
Alguns pontos cruciais referente à blindagem de lotéricas que você precisa saber:
- O Exército Brasileiro é o órgão responsável pela fiscalização e autorização de fabricação ou comércio dos produtos blindados.
- Toda lotérica blindada precisa ter a documentação correta expedida pelo Exército para que seja assegurada sua qualidade e confiabilidade.
- O Regulamento para a Fiscalização dos Produtos Controlados é o R-105 e toda blindagem deve seguir as normas estabelecidas por ele.
- Além das normas estabelecidas no R-105, a blindagem deve ainda obedecer às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e os padrões estabelecidos pela Caixa Econômica Federal.
- Por se tratar de produto controlado e fiscalizado, os produtos blindados possuem número de série e devem constar na Nota Fiscal de compra. Sendo assim, cada guichê deverá ter um número específico que o identifica.
- Blindar a parte opaca (aço) é tão importante quanto blindar a parte transparente (vidro) e ambas devem possuir a documentação específica, válida e atestada para cada produto.
- É preciso prestar atenção nos detalhes também: o passa-notas, o passa-pimpad e até mesmo o passa-voz devem ser cuidadosamente projetados, pois são suscetíveis a causar ferimentos por estilhaços.
- Quando se blinda uma lotérica, é importante que o lotérico passe as orientações corretas aos seus funcionários a respeito de segurança e manutenção da mesma, uma vez que nada vale uma porta blindada se a mesma se mantiver aberta.
- Desconfie caso seu fornecedor não queira fornecer os documentos da blindagem antes da compra ser efetuada.
- Em caso de dúvida, é possível entrar em contato com a ouvidoria do Exército Brasileiro responsável pela sua região através de email ou telefone e verificar a documentação ou as informações referentes à empresa que fornece a blindagem.
Cabe lembrar, ainda, que no caso da empresa não ser a fabricante dos produtos, ela deve apresentar a Nota Fiscal de compra do produto por uma empresa autorizada, bem como toda documentação e certificados da mesma. Blindagem é a solução inteligente, principalmente quando é feita em tempo hábil e por uma empresa de confiança.
Atsushi Narita
Diretor Técnico da Corbon Blindagens