Você já ouviu falar que o horário de almoço é o mais esperado numa jornada de trabalho, até mesmo porque é direito de cada trabalhador, não é mesmo? Para quem trabalha em horário comercial, o intervalo de almoço é importantíssimo para revigorar as forças e descansar a mente.
Novas leis trabalhistas
Com diversas alterações nas leis trabalhistas é importante se organizar para não atrapalhar o seu fluxo de trabalho neste período, pois muitas pessoas preferem o horário de almoço para resolverem questões pessoais, pagamentos, receber um benefício e até fazer aquela fezinha em loterias.
A reforma trabalhista proporciona a possibilidade de alteração do limite, mediante negociação. Mas ao fazer uma negociação com o colaborador, exija a participação do representativo da classe dos trabalhadores.
Essa organização em sua lotérica pode ser um grande desafio. Imagine que um funcionário quer almoçar em casa, o outro quer resolver assuntos pessoais, ou aquela funcionário que é mãe quer aproveitar o horário de almoço com os filhos. Situações essas que podem surgir, e em muitos casos o lotérico se depara com uma única alternativa, ele mesmo ir para o caixa ajudar no atendimento.
Esta ida para o atendimento talvez seja o ideal no momento de desespero, onde as filas estão enormes, o seu quadro de funcionários está reduzido e você não quer perder nenhum cliente.
Mas olhando para o outro lado será como ditado popular “descobre um santo para cobrir outro”, o tempo do empresário lotérico é muito precioso em suas atividades. Inclusive para criar estratégias e alcançar seus objetivos. É aí que entra uma boa organização no horário de almoço para certificar que todos os seus clientes serão atendidos e seus funcionários estarão satisfeitos.
Hoje em dia, as escalas de trabalho podem ser automatizadas por softwares de controle. Os mesmos ajudam a hierarquizar os funcionários e serem mais comprometidos dentro da empresa. Similarmente, essas escalas também ajudam a planejar melhor as horas trabalhadas, para que a produção de seu negócio tenha o máximo de desempenho. Mas como organizar o horário de almoço e encontrar a melhor solução para todos?
Horário de almoço dos funcionários
É inevitável ocorrer oscilação nos horários de saída e retorno do intervalo. Independente da organização ou do tamanho da empresa, a variação irá acontecer, pois as marcações resultam de um ato humano.
Para organizar e controlar o horário de almoço de seus funcionários requer flexibilidade, mas também requer postura profissional.
1- Entenda os desejos de seus colaboradores
Converse com seus colaboradores ou com os supervisores, a fim de conhecer cada particularidade ou possíveis detalhes de cada um. Além disso, mostre que se importa com as suas opiniões e conquiste comprometimento deles.
Casos mais específicos devem ser analisados com mais atenção.
2- Priorize o atendimento em suas lotéricas
Com a escala de trabalho, a atuação da sua equipe é reduzida, mas a atenção a demanda deve se manter, para não deixar de atender nenhum cliente. Para isso, estabeleça prioridades e organize tanto o horário de almoço quanto os outros horários.
3- Revezamentos entre seus funcionários
Para manter o atendimento e o alcance das metas da empresa, você pode investir em revezamento, que é o mais comum em casas lotéricas. Entretanto, deve ser levado em consideração como será feito esse revezamento, adiando ou atrasando nos horários de maior fluxo. Por exemplo, o horário de almoço.
5-Use sistemas de controle
A relação de confiança deve predominar. Entretanto, o empreendedor não pode deixar o controle do tempo e produtividade nas mãos de funcionários. Portanto, é imprescindível adotar mecanismos para isso, e alguns sistemas de gestão pode disponibilizar serviços de cartão ponto. Como é o caso do AGIL, que disponibiliza do serviço sem você precisar contratar outro serviço.
Neimar Mariano de Arruda
Consultor Lotérico e Fundador da DouraSoft
[email protected]
(67) 9.9698-3422
Quer melhorar a gestão da sua lotérica?
Conheça o único sistema de Gestão Blindado para Lotéricas. O AGIL