6 dicas de comissões e premiações por vendas de bolões

Na sua lotérica existe comissão para os funcionários por vendas de bolões? Se a resposta for não, você pode estar correndo um sério perigo de ter funcionários desmotivados em concluir vendas.

A grande vantagem em dar comissões aos funcionários está no fato de você garantir funcionários mais motivados sempre. A renda fixa pode fazer com que os funcionários entrem no comodismo, afinal, fazendo ou não as vendas bolões eles terão o mesmo valor de salário sempre. Mas, e se tiverem a possibilidade de ganhar mais do que o salário? E se puderem ganhar uma comissão por vendas? Isso fará toda a diferença, discutiremos sobre isso neste artigo.

Tipos de comissão que você pode pensar em aplicar

Para calcular a comissão do seu funcionário, você pode usar mais de uma opção, para diferentes casos. Por exemplo, você pode dividir a comissão por produtos que mais saem na região, por bolões ou por outros produtos da lotérica. Um modelo de comissão é você dar ao funcionário 2% do valor da venda do produto e 3% se o cliente levar mais de um produto.

Segue algumas dicas sobre premiação e até mesmo comissão para os funcionários:

  1. Funcionário do mês

Você pode intitular como funcionário do mês aquele que efetuar mais vendas e para premiá-lo você pode dar uma comissão sobre todas as vendas que ele concluiu, ou do valor total das vendas. Essa é uma forma de incentivar os funcionários a estarem sempre progredindo e se empenhando para vender mais.

  1. Comissão por vendas de bolões

Como já dissemos, você pode dar comissões por vendas de bolões. Muitos clientes acabam não querendo comprar um bolão por estarem desacreditados, acham que não vale a pena e que não podem ganhar. Estimule seus funcionários a vencerem objeções, faça treinamentos para que eles saibam lidar com a reação dos clientes, assim você conseguirá fazê-los vender muito mais.

  1. Avalie o desempenho de cada funcionário

Para estimular os funcionários a entrarem na onda e venderem mais e ganhar mais comissões, é preciso mostrar a eles como está sendo o desempenho de cada um. Faça gráficos e mostre de forma ilustrativa como tem sido o desempenho de todos, mostre também individualmente como está sendo o desempenho do seu funcionário. Dessa forma, ele verá que precisa se empenhar mais se quer ter melhores resultados, e com isso você terá muito mais vendas sendo feitas. 

  1. Não se perca nos cálculos!

Uma dica muito importante quando se trata de comissões e premiações, é em relação a sua organização. Esteja sempre com os registros de premiações atualizados, dessa forma você não corre o risco de esquecer nenhuma bonificação por uma venda concretizada. Faça um registro de todos os membros da sua equipe e vá colocando o valor em dinheiro referente a comissão de cada um, assim quando chegar a hora de remunerá-los você não terá problemas para calcular o valor de cada um.

  1. Anuncie comissões especiais para aquele dia

Você percebeu que um produto está com pouca saída, e se trata de um produto que costuma ser muito vendido? Então, estimule seus funcionários a vender mais, pois se ele tinha muita saída antes, significa que é um produto bem aceito pelos clientes. Então, anuncie durante o dia que quem vender x números daquele produto no dia, conseguirá um valor x de comissão. Isso com certeza irá colocar um gás em cada funcionário e fazê-los ter vontade de concluir vendas.

  1. Estimule a competição saudável

É bom que sua equipe seja competitiva, isso não quer dizer que precisam viver em discórdia. Pelo contrário, a equipe de uma lotérica precisa sempre trabalhar em harmonia, um ajudando o outro para conseguir vender os produtos da lotérica, suprir a população com os serviços bancários e ainda cumprir as obrigações da Caixa, como abrir contas bancárias. Então, mantenha sua equipe em um ritmo competitivo, mas constate que isso esteja sendo feito de forma saudável para garantir melhores vendas de bolões.

 

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422

 

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