Cobrança recorrente via cartão de crédito: o que é e como usar na sua empresa

cobrança recorrente cartão de crédito

Você provavelmente já ouviu falar sobre cobrança recorrente via cartão de crédito. Mas você entende como ela realmente funciona? Sabe como pode ajudar na sua empresa? 

No artigo de hoje, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre esse tipo de cobrança e como ela pode ser usada na sua empresa. Vamos lá?

O que é cobrança recorrente via cartão de crédito?

A cobrança via cartão de crédito é uma alternativa para pagamento de serviços recorrentes, normalmente por cartões, durante todos os meses e de maneira automática.

A cobrança recorrente via cartão de crédito facilita bastante a rotina dos consumidores, pois não há necessidade de pagar cada conta manualmente, o que ajuda a evitar perdas de prazos de vencimento.

Além disso, essa possibilidade é muito útil para as empresas, pois é possível ter mais controle sobre as receitas, reduzir chances de inadimplência e atrair sustentabilidade para seu negócio.

Como a cobrança funciona?

Ao comprar serviços que precisam de pagamentos com maior frequência, é normal que os clientes ofereçam cartões de crédito para a cobrança. 

Depois disso, ao invés de imprimir boletos todos os meses para realizar o pagamento, todo o processo de cobrança será feito no cartão de crédito oferecido pelo cliente, no valor escolhido por ele.

Além disso, as cobranças recorrentes por cartões de crédito podem ser feitas de duas maneiras:

  • Forma indeterminada: todas as cobranças são feitas periodicamente até o momento em que o cliente realiza o cancelamento do serviço.

 

  • Tempo estabelecido por contrato: nesta modalidade, já existe um tempo definido para a cobrança e, se o cliente desejar continuar o serviço, é necessário fazer uma nova contratação.

 

Geralmente, a periodicidade, o tempo de fidelização dos consumidores e outros detalhes são estabelecidos de acordo com a necessidade da empresa e do cliente, podendo variar de um processo para o outro.

Mas você pode estar se perguntando se esse processo de cobrança garante segurança. Pode ficar tranquilo, pois é totalmente seguro! A própria bandeira do cartão é quem faz a transação, garantindo eficiência e proteção dos dados dos clientes.

Por que usar a cobrança recorrente via cartão de crédito?

Pode ser que dentro da sua empresa já exista alguma forma de cobrança definida, talvez até uma recorrência. Valeria a pena então evoluir para a recorrência via cartão de crédito?

Para responder essa pergunta da melhor maneira, separamos as principais vantagens que isso pode te trazer:

Opções de negócio

A cobrança recorrente aumenta as oportunidades da empresa porque é capaz de ofertar mais opções de pagamento para os consumidores. 

Existem muitas pessoas que deixam de comprar serviços por falta de formas de pagamento. Na modalidade recorrente, o cliente pode escolher a melhor forma e como realmente deseja pagar.

Não traz danos para o cartão de crédito

Existem várias pessoas que já passaram por experiências ruins em relação à falta de limite no cartão de crédito. Acredite, isso é bem mais comum do que imagina.

Porém, com o crédito recorrente, você pode ficar despreocupado. Esse tipo de cobrança não traz danos ao limite do cartão de crédito, podendo até mesmo facilitar a compra.

Redução de inadimplência

Esses tipos de cobranças automáticas reduzem muito a inadimplência, pois o valor do pagamento não exige um limite alto no cartão, em que nesses casos o cliente nem precise de lembrete.

Normalmente, essas inadimplências ocorrem por causa do esquecimento. Porém, com o crédito recorrente, é possível superar esse obstáculo.

Garantia de segurança

Vale lembrar que o crédito recorrente é uma forma de pagamento totalmente segura. Cabe destacar, que com o auxílio do sistema de cobrança, todo o processo de transação é realizado com muita segurança, para que evite que o cliente tenha seus dados e informações roubados.

Como implementar a cobrança recorrente via cartão de crédito na sua empresa?

Para poder usar a cobrança recorrente via cartão de crédito na sua empresa, é necessário ir atrás de uma plataforma de cobrança recorrente, capaz de fazer as cobranças no cartão para você.

Ao procurar pelo software certo, fique atento a questões como:

  • Frequência de melhorias no sistema
  • Diferenciais da empresa
  • Vantagens
  • Rapidez e eficiência
  • Segurança

Além disso, se possível, aprenda como o sistema funciona na prática. Peça uma pequena demonstração explicando suas funcionalidades e tudo mais que achar necessário para confirmar a parceria.

Por exemplo, a DouraSoft tem uma equipe de profissionais à disposição para atender os clientes e ajudá-los a entender melhor o funcionamento do sistema, entre outras coisas que podem ser úteis durante todo o processo.

Além do crédito rotativo, a DouraSoft também disponibiliza diversos tipos de métodos de cobrança no sistema, como:

  • Pix
  • Débito em contas
  • Boleto do banco
  • Boleto via intermediação

Ofereça aos seus clientes as melhores experiências na hora de pagar contas. Venha para a DouraSoft! Agende hoje sua demonstração gratuita.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

Você também vai gostar desses artigos