Como controlar a diferença de caixa na sua lotérica?

Quem é o funcionário da sua lotérica que apresenta mais diferença de caixa? Quem apresentou maiores diferenças de caixa nas últimas semanas? Qual foi a frequência e o volume desses valores a cada semana ou a cada mês? O problema persiste ou foi resolvido de uma vez por todas? Isso acontece sempre?

Todas essas questões servem para balizar a gestão financeira de uma lotérica, sobretudo no que se refere à entrada de dinheiro. Em conjunto, essas perguntas têm o potencial de nos ajudar a gerir a empresa e a identificar problemas. Isso, seja apontando os possíveis responsáveis, seja dando pistas de onde o problema se encontra.

Nós sabemos que, infelizmente, algumas lotéricas sofrem com desvios de dinheiro, erros na hora de dar troco e controles ineficientes que são difíceis de manter quando a lotérica está lotada de clientes, com filas cheias de pessoas aguardando o atendimento e reclamando pela demora. É realmente complicado falar em controle em horas de elevado estresse e correria.

Porém, na hora que a correria acaba e as filas terminam, chega a hora de fechar os caixas e conferir se tudo correu bem. É muito triste descobrir que, depois de tanto esforço, algo não saiu como o desejado. É muito ruim constatar que “faltou dinheiro”, que “deu diferença no caixa”.

Mas será que existe um jeito mais fácil de controlar os terminais? Será que é possível automatizar os controles e saber exatamente o que está acontecendo? É possível responder a todas as perguntas que fizemos no início deste texto com eficiência e sem margem para erros? Vamos falar um pouco mais sobre isso no item a seguir…

Como controlar a diferença de caixa na sua lotérica?

diferenca-de-caixa

Os gráficos ao lado mostram a diferença de caixa que cada funcionário de uma lotérica teve em períodos específicos de tempo. Através dele, fica fácil perceber quem anda tendo maiores diferenças e com que frequência isso anda ocorrendo.

A grande vantagem de gerir uma lotérica utilizando ferramentas assim é a capacidade que elas têm de nos repassar a informação certa, na hora certa e de forma bem simples de interpretar. Basta olhar para os gráficos que, visualmente, já é possível ver quem é o funcionário com maiores problemas com a diferença de caixa no hora da conferência.

Com o conhecimento certo sobre o que vem acontecendo, fica bem fácil chamar o funcionário para uma conversa, de modo a tentar solucionar o problema em definitivo, ou ainda, tomar outras decisões cabíveis conforme for o caso.

Entretanto, é preciso advertir que estes gráficos precisam ser alimentados com informações diárias sobre o movimento da lotérica e sobre o fechamento dos caixas. Sem estes registros, corremos o risco de ter gráficos inadequados, que não refletem a realidade do negócio.

Diante desta constatação, surge uma pergunta: como controlar tudo o que sai, e tudo o que entra, de modo eficaz e considerando que o volume de registros é incrivelmente grande ao longo de um dia?

 Sistema AGIL

Graças à tecnologia, problemas como este já foram totalmente eliminados. Com o Sistema AGIL, ferramenta de gestão de lotéricas desenvolvida pela DouraSoft, você poderá contar não somente com gráficos como os que apresentamos acima, como também com a automatização do processo de registros de informações financeiras da sua lotérica.

Tudo estará sendo devidamente registrado, sem maiores transtornos e sem trabalho extra ou repetição. Você poderá contar com as informações que precisa, na hora certa e, o que é ainda melhor, sem estresse!

Com vimos, os gráficos facilitam a análise enquanto o AGIL permite a automatização dos registros e das atividades de rotina da lotérica. É mais informação e controle a seu dispor, a serviço do aumento da performance da sua lotérica.

Baixe agora: eBook – Descontos de Diferenças de Caixa.pdf (descubra como trabalhar os descontos com os funcionários).

Leia também:
Quem vende mais na sua lotérica? (Saiba como está o desempenho de seus funcionários.)
O que vende mais na sua lotérica? (Identifique o que vende mais na lotérica: loteria, produto ou serviço?)

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

Você também vai gostar desses artigos

Preencha o formulário abaixo