Para administrar uma unidade lotérica o gestor deve ter consciência de diversos detalhes sobre a empresa, o lucro líquido é um deles. Naturalmente podemos acreditar que isso é um processo natural, mas é muito comum que lotéricos se confundam com determinados termos, o que pode vir a prejudicar o planejamento da empresa.
Para isso não acontecer com você, nesse artigo você vai aprender o que é esse lucro líquido, como calcular e, posteriormente (segundo subtítulo), compreender melhor a diferença desse termo com outros.
O lucro líquido corresponde na diferença entre a receita total e o custo total.
Lucro Líquido = Receita Total – Custo Total.
Exemplo: Você compra um sorvete de picolé por R$ 1,00 (custo total) e o comercializa no mercado por R$ 1,80 (receita total). A diferença entre os dois preços é o seu lucro líquido, ou seja, o lucro é de R$ 0,80 por picolé.
Em uma casa lotérica, o processo é aplicado da mesma forma, mas sua receita total será formada não apenas pela venda de produtos, mas também pelo dinheiro provindo de outros serviços.
Para não haver confusão: diferença entre lucro, lucratividade, receita total, rentabilidade e outros termos
Como explicado anteriormente, muitos lotéricos costumam confundir os termos em torno da administração da empresa. Isso pode causar sérios problemas, pois se o gestor não consegue compreender um relatório, ele pode ter atitudes errôneas que por ventura podem vir a prejudicar a empresa como um todo.
Por outro lado, se o mesmo conhecer os termos técnicos, o seu conhecimento pode aumentar a rentabilidade da empresa a curto, médio e longo prazo. Isso será possível por que ele terá capacidade para otimizar a administração, focando justamente nos pontos positivos e resolvendo os problemas dos negativos.
A seguir você pode conferir o significado dos termos em torno da lotérica:
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Comissões:
As comissões são uma porcentagem recebida da venda dos jogos lotéricos como um todo. De todos os jogos feitos você tem o direito a uma comissão, por assim dizer;
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Tarifações:
As tarifações são o dinheiro provindo pela prestação de outros serviços, como depósito bancário, pagamento de contas e assim por diante;
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Custo variável:
O custo variável é aquele que é diferente todos os meses. Em um mês você compra, por exemplo, 1000 produtos X de revenda e no mês seguinte adquiri apenas 500. O valor a ser pago nos dois meses é diferente, então o custo é variável;
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Custo fixo:
Essa é a soma de todo custo permanente. O IPTU, por exemplo, é um imposto que entra nessa conta. Salários e aluguel do local também fazem parte do custo fixo;
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Custo total:
É a soma do custo variável com o custo fixo;
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Receita total:
O valor do produto multiplicado pela quantidade vendida. 100 produtos vendidos por R$ 1,00 farão sua receita total ser de R$ 100,00;
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Lucro bruto:
O lucro bruto é a receita total menos o custo variável;
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Investimento total:
Todo o gasto feito para sua empresa existir, podendo variar do investimento total do mês (cotidiano) ou do ano (todo o custo e até a compra da lotérica em seu primeiro ano);
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Rentabilidade:
A rentabilidade serve para saber se o seu negócio é rentável. Aqui é calculado a divisão do lucro líquido pelo investimento total; o resultado é multiplicado por 100. O resultado é apresentado em uma porcentagem;
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Lucratividade:
A lucratividade serve para ver sua porcentagem de lucro. O lucro líquido é dividido pela receita bruta (receita sem descontos) e depois é multiplicado por 100 para se obter uma porcentagem.
Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422