O ato de tomar decisões nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente quando envolve gestão financeiras, gestão de pessoas e gestão de uma empresa.
Gerenciar uma lotérica requer estratégia e rapidez na tomada de decisões. Cada ato deve ser devidamente pensado, para que nenhuma atitude prejudique o bom funcionamento da casa lotérica.
Os relatórios relacionados ao fluxo mensal desta espécie de empresa são fundamentais para se tomar decisões embasadas em informações precisas e reais, auxiliando o lotérico a examinar os dados de uma forma quantitativa e qualitativa tanto dos caixas de TFL, funcionários, Contas 003 e 043, operações e processos junto a CEF. Entretanto, se os registros são feitos manualmente – através de anotações em caderno – é comum encontrar dificuldades na hora de fazer a visualização dos lucros gerados pela venda dos serviços, produtos e loterias. Ou você considera simples verificar manualmente os relatórios de CRECX AQUI, DEB CXAQUI, ARREC PROG entre muitos outros?
Mas… A boa notícia é que é possível solucionar este problema utilizando a tecnologia, pois um bom sistema de informação gerencial fará cálculos precisos, mostrando relatórios completos em tempo real.
Dessa forma, tomar decisões rapidamente, com base na análise de dados, torna-se uma tarefa fácil e sem riscos.
Importância do sistema de informações gerenciais para tomar decisões em uma casa lotérica
O sucesso ou o fracasso de qualquer empresa está diretamente ligado ao ato de tomar decisões eficientes e com o menor índice de acertos possível. Nesse contexto, pode-se dizer que o conhecimento dos dados de forma completa ajudará o lotérico a ter uma visão ampla da situação financeira da sua empresa e agir em prol da saúde de sua gestão.
Embora não seja difícil registrar os dados sobre o fluxo financeiro nas casas lotéricas, a anotação manual é feita apenas com os dados brutos e, para analisá-los, é preciso cálculos e muita atenção para não cometer erros. A tomada de decisões depende da análise desses dados e, para isso, é preciso fazer relatórios completos sobre a situação da lotérica. Entretanto, fazer relatórios manualmente é uma tarefa trabalhosa e demorada.
Sistemas gerenciais de casas lotéricas apresentam resultados completos. Mostram gráficos, relatórios em tempo real e vários outros dados que vão facilitar a análise financeira.
Mesmo o bom profissional está sujeito a erros na anotação de dados quando adota o processo manual. Com a informatização dos registros e lançamentos, torna-se fácil acessar dados precisos, sem correr riscos de fazer uma análise incorreta ou incompleta.
Um bom exemplo de sistema gerencial para lotéricas é o AGIL, desenvolvido pela DouraSoft, que possibilita que o lotérico tenha relatórios completos em mãos de forma rápida, o que aumenta significativamente a qualidade de suas decisões.
Este sistema possibilita fácil acessibilidade de dados, integração entre caixas, redução de falhas ao registrar os fluxos da lotérica, entre outros benefícios que influenciarão a sua gestão em vários aspectos, tornando-a mais profissional. Para saber mais sobre esse sistema gerencial CLIQUE AQUI.
3 Motivos para utilizar um sistema gerencial em sua lotérica
-
Os sistemas gerenciais possibilitam a integração entre caixas. Dessa forma, o lotérico visualiza, em pouco tempo, os relatórios financeiros de todos os caixas.
-
Montar um relatório manualmente é trabalhoso e pode demorar. Com a otimização propiciada pelo sistema, você terá relatórios a mão, que serão emitidos pelo próprio software. Além disso, terá uma equipe de suporte à sua disposição para lhe ajudar.
-
Visualização fácil: os sistemas gerenciais são fáceis de serem utilizados. Apesar de solucionarem questões trabalhosas, como: fazer cálculos, registrar fluxos, e gerar relatórios; o sistema informatizado possui menus acessíveis, de fácil compreensão, feitos para auxiliar o lotérico a tomar decisões rapidamente.
Com tudo isso, tomar decisões se torna muito fácil, pois o lotérico terá tudo o que precisa para conduzir a sua empresa pelo melhor caminho, com as coordenadas que precisa para direcionar os rumos do seu negócio.
Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422