Quando as pessoas imaginam o chefe de uma empresa, geralmente veem nelas a imagem de alguém autoritário que cobra muito e está sempre avaliando. O chefe e o gerente de uma empresa passaram por muitas experiências para chegar onde estão hoje. Mas qual deve ser o papel desse chefe? Ele deve se comportar como um gestor ou líder? Você sabe a diferença entre esses dois termos?
Muitos estudiosos defendem que o líder atrai seguidores que acreditam em sua visão, enquanto que o gestor não adere a uma visão, mas gerencia um grupo de trabalhadores.
O gestor administra as funções do dia a dia e gerencia cronogramas, fluxo de trabalho e projetos. Já os líderes influenciam e inspiram pessoas. Eles ajudam a empresa a estabelecer visões e metas, reunindo os funcionários da empresa em torno disso.
Sendo assim, qual desses perfis o chefe de lotérica deve assumir?
“Gerenciar é fazer as coisas do jeito certo; liderar é fazer as coisas certas.” (Peter Drucker)
A frase acima nos mostra que líderes e gestores não desempenham atitudes erradas dentro de uma empresa, os dois são necessários e importantes. Por causa disso, o chefe de lotérica deve saber gerenciar e liderar ao mesmo tempo, a fim de que todas as áreas do negócio estejam bem estabelecidas.
Comportamentos do líder e do gestor
É importante que o chefe se comporte como líder e como gestor concomitantemente. Abaixo veremos alguns pontos que mostram como as duas posições atuam frente às situações.
1) Inspiração e autoridade: o líder naturalmente inspira seus liderados e colegas a se tornarem profissionais melhores. O gestor, por outro lado, gerencia e demonstra autoridade, propondo soluções inovadoras que geram resultados positivos.
2) Questionamento e processos: um líder levanta questionamentos quando percebe que algo não está funcionando bem, podendo indagar a gestão da empresa. O gestor irá focar no planejamento e nos objetivos a serem alcançados.
3) Confiança e controle: o líder possui a confiança de seus funcionários, sendo que esses fazem o que é pedido por confiar na sua liderança. Já o gestor se relaciona com seus funcionários com base no controle, através de promoções e delegação de tarefas.
4) Participação e direcionamento: o líder está em constante participação com sua equipe, acompanhando de perto o trabalho desenvolvido por ela. O gestor, no entanto, delega funções e direciona sua equipe para a realização do serviço.
5) Pessoas e demandas: o foco do líder é nas pessoas. Sendo assim, ele sempre está tentando inspirá-las e motivá-las. O gestor foca nas demandas e faz com que elas sejam atendidas.
6) Riscos e padrões: os líderes assumem riscos para buscar inovações para suas empresas. Enquanto que os gestores não assumem riscos e fazem tudo conforme os padrões já estabelecidos.
Diante dessa explanação podemos perceber que os papéis de líderes e gestores dentro de uma empresa são necessários. A união dessas duas funções tem muito mais potencial para trazer o sucesso verdadeiro para sua lotérica.
No entanto, percebe-se que os chefes tendem a desempenhar o papel de gestor, esquecendo-se da importância de ser um bom líder para seus funcionários.
Como se tornar um bom Gestor ou líder
Você deseja se tornar um bom líder? Primeiramente, estabeleça uma visão a longo prazo. Não fique preso ao mercado atual, mas pesquise as tendências de futuro na sua área de negócio.
Em segundo lugar, desenvolva inteligência emocional. Bons líderes conseguem entender as pessoas e desenvolvem autoconsciência, autorregulação, empatia e habilidades sociais.
Como resultado, esteja sempre aprendendo. Líderes nunca ficam em sua zona de conforto, mas sempre estão dispostos a conhecer algo novo.
Por fim, ouça seus funcionários. Para ser um bom líder, delegar tarefas não é o suficiente. Atente-se sempre à opinião dos seus funcionários e busque encorajá-los.