O planejamento estratégico de uma empresa é o que faz com que o empreendedor tenha sucesso real em seus negócios. Com a lotérica isso não é diferente.
Além de pensar nas estratégias que irão fazer com que a empresa atinja de forma direta o público, – como posicionamento da lotérica, marketing do estabelecimento, automatização dos sistemas e etc. – é preciso ainda fazer uma boa gestão de pessoas.
Todo estabelecimento que trabalha diretamente com o público precisa investir alto na gestão de funcionários. O lotérico deve pensar na gestão de pessoas como sendo uma das etapas cruciais no planejamento estratégico da sua casa lotérica.
Gestão de pessoas na casa lotérica, qual a importância
Dentro de qualquer empresa, a boa gestão de pessoas pode beneficiar tanto os funcionários, quanto os clientes. Funcionários que trabalham sobre uma boa gestão rendem mais e automaticamente conseguem conquistar os clientes.
Veja algumas dicas sobre itens que você precisa se atentar na hora de fazer o planejamento da sua casa lotérica.
-
Atenção a regulação do contrato de trabalho
O contrato de trabalho da equipe deve estar sempre dentro das leis. O lotérico deve estar sempre consultando um contador para verificar se a situação dos funcionários está regularizada.
Esteja atento aos impostos que precisam ser pagos para manter os funcionários registrados e trabalhando no período de funcionamento da lotérica. Atente-se também as horas de trabalhos exigidas por lei para todo o funcionário e aos direitos trabalhistas da sua equipe.
-
Recrutamento dos funcionários
É importante que ao recrutar novos funcionários para empresa seja feita uma boa gestão de pessoas. É preciso que os candidatos consigam atuar de forma realmente produtiva.
Além do recrutamento externo – onde o lotérico busca uma pessoa para preencher uma vaga aberta dentro da empresa, trazendo “sangue novo” para o negócio – é preciso também fazer um recrutamento interno. Ou seja, usar funcionários que trabalham há muito tempo na lotérica, para ocupar outros cargos.
O recrutamento interno é importante principalmente no processo de treinamento de novos funcionários. Passar o conhecimento que um funcionário antigo possui para um funcionário que acabou de entrar na lotérica, pode ser o diferencial para sua empresa crescer.
-
Seleção
Para fazer a seleção dos candidatos que já foram recrutados, o lotérico precisa ter em mente que algumas habilidades devem ser prezadas. O planejamento de lotérica envolve estratégias que façam o cliente ter vontade de voltar sempre ao estabelecimento.
Neste contexto, o lotérico precisa prestar atenção nas qualidades de comunicação e interação pessoal que o novo funcionário possa ter. Principalmente se for para preenchimento de vaga de operadora caixa da lotérica.
Como o atendimento em lotéricas precisa ser feito de forma rápida, teste a agilidade dos funcionários. Aqueles que passarem com êxito podem ser selecionados para o cargo.
O lotérico pode usar no seu processo de seleção entrevistas e testes psicológicos. Isso irá mostrar a sensibilidade do candidato frente aos problemas comuns da lotérica, principalmente no que tange ao tratamento dos clientes.
-
Documentação dos funcionários
O bom planejamento de lotérica envolve também uma atenção redobrada às documentações dos funcionários.
O lotérico precisa estar atento. Pois, sua lucratividade já é abalada por várias taxas – impostos e taxas pagas a CEF – e para que sua rentabilidade final não seja minimizada, é preciso prestar atenção na situação dos funcionários. Principalmente aqueles que não fazem mais parte da equipe.
Pensar na documentação de contratação dos funcionários é tão importante quanto estar atento aos documentos dos funcionários que foram desligados da equipe.
Esteja sempre atento aos 4 modelos principais de demissão e rescisão de contrato trabalhista. É preciso dar importância principalmente para a demissão do funcionário, para que você saiba se terá que pagar aviso prévio ou não, ou se terá outros gastos para a regulamentação da documentação desse funcionário.
Manter a gestão de pessoas dentro da lei é fundamental para uma casa lotérica. Devido ao grande fluxo de pessoas que entram e saem todos os dias desse estabelecimento, os funcionários devem estar motivados.
Se a documentação deles está em ordem, conseqüentemente eles trabalharão de forma mais motivada. Além disso, você não terá gastos futuros ou dores de cabeça para regulamentar posteriormente a situação dos funcionários da casa lotérica.
Quer saber mais? Agende já uma apresentação!
[button style=’red’ size=’medium’ link=’https://dourasoft.com.br/agendar’]Agendar[/button]
Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422