A função do operador de caixa em uma lotérica talvez seja a mais importante atividade deste tipo de negócio, afinal, é ele que será responsável pela interação direta com os clientes e é pelos operadores de caixa que quase toda a receita da empresa irá passar.
Pensando neste importante profissional, listamos 6 coisas que um operador de caixa deve evitar fazer no exercício das suas atividades…
-
Um operador de caixa atento dificilmente irá dar troco errado a um cliente
Este é um erro comum e a que todos estamos sujeitos. Por lidar com dinheiro o dia todo, este profissional deverá desenvolver uma capacidade de concentração acima da média e usa-la para evitar cometer erros como o de dar troco errado.
Sempre é bom advertir que este erro, quando repetido várias vezes, sem correção a tempo e sem o devido pedido de desculpas, poderá desencadear a desconfiança dos clientes ou mesmo dos gerentes da empresa.
-
Um operador de caixa profissional não irá criar expectativas falsas ou mentir para um cliente
Como estamos falando de lotéricas, muitas vezes o que vendemos são sonhos para outras pessoas. É preciso trabalhar com profissionalismo e evitar despertar nas pessoas uma expectativa maior do que as que elas já possuem. Do contrário, estaremos minando a confiança que temos e incorreremos em diversos riscos imprevisíveis.
-
Um operador de caixa esperto jamais irá discutir ou destratar com um cliente
Este é um erro digno de nota! O cliente pode estar errado e o operador de caixa pode ter provas de que agiu corretamente, mas, mesmo assim, a ação com cordialidade e presteza deve sempre imperar, mantendo-se o tom de voz em nível tranquilo.
Se você é um operador de caixa esperto, deverá fugir de discussões com clientes, pois não há nada a ganhar com isso, só a perder.
-
Um bom operador de caixa nunca deixa os colegas de trabalho na mão quando o movimento da lotérica está “pegando fogo”
Existem pessoas que querem só receber os seus salários e ponto final, mas também existem funcionários dedicados que trabalham com comprometimento máximo e vestem a camisa da empresa.
Ajudar os colegas e estar constantemente atento para não deixá-los na mão é uma dessas ações que deixam claro a sua escolha no que se refere ao comprometimento com o trabalho. E então, de que lado você quer ficar?
-
Um operador de caixa inteligente não pegará o abandono de troco para si, a não ser que esta conduta seja autorizada pelo seu gerente ou pelo lotérico
Alguns clientes abandonam suas moedas e saem apressadamente da lotérica. Outros falam aquela velha e conhecida frase: “pode ficar com o troco”. Há ainda os que realmente se esquecem.
Qualquer que seja a situação, é muito complicado pegar esse dinheiro para si, pois as consequências desta atitude podem ser irremediáveis, como a de despertar a desconfiança dos seus colegas de trabalho e do gerente da lotérica.
Se esta conduta não por claramente autorizada, não faça, pois é o tipo de risco que não vale à pena correr.
-
Um operador de caixa honesto e eficiente nunca deixará de registrar qualquer venda que vier a realizar
Deixar de realizar o lançamento ou o registro de uma venda é um dos piores erros que um operador de caixa pode cometer. Isso porque as consequências são péssimas para a gestão da empresa, causando diferença de caixa e de estoque. Fica difícil manter uma gestão eficiente quando esses erros ocorrem com regularidade.
Como se não bastasse, é interessante ressaltar que esta também é uma conduta que, quando repetida várias vezes, também poderá despertar desconfiança em relação ao seu comportamento.
Agora que você conhece as 6 coisas que um operador de caixa não deve fazer em sua rotina de trabalho, tome nota e mantenha-se atento. Compartilhe isso com os seus colegas, pois pode ser muito útil para muita gente. Bom trabalho!
Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422