Como prestar um bom atendimento ao cliente da lotérica? Existem regras para isso? Como devemos nos orientar? De que maneira teremos a certeza de que o atendimento está em um bom nível? Estas perguntas são bastante comuns em empresas cujo atendimento ao público é uma parte crítica do negócio.
Nas lotéricas, um bom atendimento pode garantir a continuidade do negócio no longo prazo, enquanto um atendimento desleixado, descompromissado e de má qualidade pode afugentar a clientela, empurrando a empresa para resultados cada vez mais deficitários.
Se existe um ponto crítico e essencial para a sobrevivência de uma lotérica, este ponto é, sem medo de errar, o atendimento ao cliente.
Por conta disso, a seguir apresentaremos algumas regras básicas sobre este relevante tema (a terceira regra é a melhor!)…
Regra 01 do bom atendimento: seja gentil, atencioso e sorria
Pode parecer bastante óbvio que um bom atendimento passe pela gentileza, pela atenção e pelo sorriso, mas na correria do dia a dia fica bem complicado lembrar disso tudo.
Em meio ao estresse, clientes reclamando na fila, calor, e diversos outros elementos de pressão e desconforto, tais itens essenciais ao bom atendimento parecem evaporar.
Mas seria possível mudar isso?Sim! E só tem um jeito: treinamento e autovigilância. Se podemos ser condicionados e treinados para fazer qualquer coisa, podemos trabalhar para manter a postura e a concentração, mesmo em situações extremas.
Regra 02: Conheça o seu cliente
A primeira forma de saber se você e se os seus funcionários realmente conhecem um cliente é quando vocês o chamam pelo nome. Todos gostamos de ser chamados pelo nome e de receber um atendimento customizado de acordo com nossas necessidades, é ou não é?
Se isto é verdade, conheça seus melhores clientes e entregue o que eles querem receber!
Obs.: para armazenar importantes dados a respeito dos seus clientes e não depender exclusivamente da sua memória ou da memória dos seus funcionários, é recomendável que faça uso de um cadastro de clientes multiplicador de resultados. Se desejar saber mais sobre isso, entre em contato conosco, ligando para (67) 2108-7007 ou enviando-nos um email para comercial@dourasoft.
Regra 03 do bom atendimento: pergunte ao cliente
Por fim, uma pergunta essencial: quem é que deve dizer se o atendimento foi bom ou ruim? Quem deve decidir o que é qualidade em relação a um atendimento?
Muitos empresários (e isso inclui muitos lotéricos) acreditam que sabem o que é qualidade no atendimento, e não param para escutar o que o cliente tem a dizer.
Se você parar para pensar, vai perceber que este é um comportamento um tanto quanto prepotente, pois devemos ouvir, sempre que possível, quem recebe o serviço.
Você pode ter anos de experiência, mas poderá se surpreender com alguns clientes ao questionar-lhes a respeito da sua satisfação em relação ao atendimento que acabaram de receber em sua lotérica.
Faça o teste! Pergunte ao seu cliente o que ele está achando. Escute o que ele tem a dizer e procure aprender e melhorar com o que ele diz. Lembre-se que, em última análise, quem define se o atendimento foi bom ou ruim é ele: o cliente.
Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422