Quando fazemos perguntas como essa aos lotéricos, muitos utilizam da sua vasta experiência e da sua intuição para dizer o produto que sai mais. Porém é preciso admitir que, tanto a experiência, quanto a intuição, às vezes falham e não permitem aprofundar esta questão com a análise que ela merece. Quer um exemplo disso?
Tente responder esta pergunta: o que vende mais na sua lotérica? Como vimos, você pode responde-la facilmente com a sua intuição ou com a sua experiência, mas agora responda: qual foi o volume de venda em cada um dos 12 últimos meses? Em que período do mês cada um dos seus produtos vende mais? Existe sazonalidade anual? E sazonalidade mensal?
Consegue perceber que fica mais difícil usar a experiência e a intuição para responder a estas perguntas? Isso ocorre porque, para respondê-las, precisamos de dados concretos, de informações que refletem a realidade das vendas da sua lotérica. Só assim será possível dar uma resposta completa sobre o que vende mais na sua lotérica.
O que a prática tem demonstrado é que a venda de produtos ou serviços pela lotérica oscila muito ao longo do mês. Para se ter uma ideia, é comum em boa parte das lotéricas que no início do mês o faturamento maior seja com as autenticações de contas, cujo desempenho vai caindo ao longo do mês. Até que, em determinado momento, o volume de venda de loterias ultrapasse o de autenticações.
Informações certas obtidas com um sistema correto
A esta altura, você deve estar se perguntando: por que ter essas informações são relevantes para a gestão da minha lotérica? O fato é que se o lotérico tem as informações certas, na hora certa, pode concentrar todos os esforços e toda a energia da sua empresa para o que dá mais resultado ou para o que tem mais demanda, respeitando a sazonalidade de cada produto.
Isso parece excelente, certo? Mas um questionamento sincero e relevante surge desta constatação e pode ser exatamente a pergunta que você esteja se fazendo neste momento: será que vale à pena ter tanto trabalho para registrar tudo ao longo dos meses e fazer esta análise só para ganhar um pouco de eficiência ao longo do mês? Em outras palavras, compensa fazer tanto esforço assim?
Muitos lotéricos ainda controlam o movimento de suas empresas usando o velho caderno de anotações. Há outros que fazem uso de planilhas eletrônicas. Em ambos os casos, é preciso reconhecer que registrar todas estas informações ao longo do tempo e fazer uma análise completa pode realmente ser algo impraticável, mas há uma solução simples para isso tudo…
E se você pudesse contar com uma ferramenta que faz todos os registros operacionais e financeiros da sua lotérica de modo automatizado, sem precisar da sua intervenção? Ficaria mais fácil, certo? Assim você teria que gastar energia somente na hora de analisar as informações que foram registradas ao longo do mês, correto? Mas isso pode ficar ainda mais fácil! Dá uma olhada neste gráfico a seguir…
Sistema AGIL
Este é um gráfico gerado pelo Sistema AGIL, sistema de gestão de lotéricas criado pela DouraSoft. Como você pode ver, ele permite visualizar o comportamento das vendas de cada grupo de itens dentro da empresa ao logo do mês e separado por períodos específicos de tempo.
Repare como gráficos assim tornam simples a análise. Tudo fica muito mais acessível e eficiente. O AGIL automatiza os registros e ainda lhe apresenta os relatórios certos, com gráficos de fácil entendimento. Assim fica fácil saber o que vende mais na sua lotérica!
Leia também:
Como controlar a diferença de caixa na sua lotérica? (Descubra como controlar efetivamente suas diferenças de caixa.)
Quem vende mais na sua lotérica? (Saiba como está o desempenho de seus funcionários.)
Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422