O expediente de uma casa lotérica tem início com a abertura dos caixas TFL e o fornecimento de valores para troco a todos os operadores de caixa. Os caixas TFL sempre ficam zerados ao fazer o fechamento, sendo, por isso, mais fáceis de controlar suas movimentações todos os dias.
Ao passar os valores para cada operador de caixa, o empresário lotérico ou gerente também repassa a cada operador uma quantidade de produtos que atenda a média de demanda diária, registrando esses produtos no sistema, da mesma forma como irá lançar os valores repassados para troco.
A melhor forma de controlar todas as movimentações dos caixas TFL desde sua abertura é através de um sistema de gestão informatizado, como o AGIL, desenvolvido pela DouraSoft, que permite o controle total de toda a movimentação financeira.
Como controlar as movimentações com o AGIL
Para manter o controle das movimentações dos caixas TFL, o empresário poderá verificar, através do próprio sistema, em tempo real, como está a situação de cada caixa.
Desde que o operador de caixa esteja devidamente treinado, não haverá erro na condução de todos os registros. O sistema possui uma interface amigável, com facilidade de lançamentos e informações rápidas e fáceis de serem vistas na tela, dando ao operador maior confiança na hora de fazer os lançamentos.
O empresário lotérico, portanto, pode supervisionar à distância todos os lançamentos, acompanhando o fluxo de dinheiro através de sua própria máquina, em sua própria mesa, podendo, ainda, emitir todos os relatórios necessários, quando houver qualquer erro de lançamento, que poderá ser corrigido para não atrasar o fechamento do caixa no final do dia.
Movimentações financeiras
A movimentação financeira através do AGIL emite as sangrias no momento em que o empresário verificar que a quantidade de dinheiro em cada caixa está excedendo os limites de segurança. Esses lançamentos são registrados de forma automática, o que permite fechar o caixa no final do dia em menos de três minutos.
Uma das necessidades da casa lotérica é manter as contas 003 e 043 em dia, para garantir que seu saldo bancário esteja sempre positivo. Essa movimentação também pode ser feita através do sistema AGIL, que permite ver em tempo real como está o saldo da conta bancária sem precisar consultar pela internet ou sem precisar ir até a agência bancária.
Sendo assim
O programa AGIL é fácil de ser operado, possuindo um design prático e intuitivo, dispondo de todas as funcionalidades necessárias para fazer, desde a abertura do caixa até o seu fechamento, todos os tipos de movimentações.
Basta, para isso, que os registros sejam feitos de forma correta. O ideal, para o lotérico, é fornecer a cada um dos operadores, além do treinamento no sistema, um manual do AGIL para ser consultado em caso de qualquer dúvida.
Havendo qualquer necessidade, o operador de caixa também poderá consultar o gerente ou proprietário da lotérica, que poderá ver, de sua própria sala, onde está o possível erro e fazer ele próprio as correções.
Com a facilidade de operação, é possível ter melhor controle do planejamento da casa lotérica, facilitando o contato com o funcionário que está operando o sistema através de seu caixa, e analisando os números exatos de cada caixa.
Por fim
Na hora de fazer o fechamento do caixa, o lotérico irá emitir os relatórios necessários através do fechamento de cada caixa pelo seu próprio operador.
O sistema AGIL facilita o processo de fechamento, emitindo as sangrias, os recebimentos, os pagamentos e toda a movimentação ocorrida em seu caixa, enquanto que o lotérico terá em mãos o fechamento das movimentações de todos os caixas, facilitando a administração de forma geral.
Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422