Administrar uma casa lotérica não é uma tarefa simples. Além das necessidades de um negócio comum, como o controle de fluxo de caixa e relacionamento com o cliente, a lotérica também sofre com as exigências estipuladas pela Caixa Econômica Federal, que devem ser seguidas à risca em prol do funcionamento adequado da lotérica.
Uma das coisas que a matriz sempre presa é a gestão de pessoas para atrair os clientes. Pois, sem a clientela a sua casa lotérica não prosperará da maneira almejada por nenhuma das partes. Porém, o que devemos fazer para administrar essa característica específica?
Para estreitar o relacionamento com o cliente é preciso seguir determinados passos, muita vezes desconhecidos por alguns lotéricos. Mas, não se preocupe, os métodos não são complicados. E nós vamos falar sobre eles, para que você consiga movimentar ainda mais a sua lotérica.
Estreitando o relacionamento com o seu cliente
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Ambiente físico da lotérica
Lembra do ditado que diz que a primeira impressão é a que fica? Então, a frase não é repetida milhares de vezes à toa. Para estreitar a relação com o cliente primeiro é necessário oferecer um ambiente organizado e agradável, onde ele se sentirá confortável em freqüentar para fazer o que bem quiser.
Preste atenção principalmente na organização das filas. Se há espaço suficiente para os clientes se posicionarem em uma distância que não seja desconfortável.
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Ambientes virtuais da lotérica
Já existem vários lotéricos que estão investindo em ambientes virtuais (site/mídias sociais) para estreitar os laços com os seus clientes. Essa estratégia permite que o cliente consiga ver você não apenas como mais uma lotérica da cidade, mas como um ambiente comercial em que ele confia.
Além disso, está para sair a lei referente à apostas online. A proposta é que o internauta possa fazer apostas online e escolher uma lotérica para lhe representar. Os lotéricos que já estiverem preparados para isso, sairão ganhando e terão vantagem.
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Mantenha os funcionários motivados
Como já dissemos nesse artigo, a primeira impressão é a que fica. O cliente necessita ser tratado com respeito e simpatia por parte dos funcionários.
Mas, como garantir isso? É bem simples, treine bem o seu pessoal e proporcione boas condições de trabalho, assim o funcionário sempre ficara motivado ao atender os clientes.
Os funcionários – em especial as operadoras de caixa – possuem função importante no processo de relacionamento do cliente com a lotérica. É importante que eles gostem do que fazem. Proporcione um ambiente de trabalho adequado para eles.
Mantenha o local de trabalho bem ventilado, com iluminação correta e os documentos dos funcionários da lotérica regulamentados. Assim, eles não terão motivos para ficar insatisfeitos e desmotivados.
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Usar software gerenciais
Quem frequenta a sua casa lotérica quer ser atendidos de forma eficiente e rápida. Por isso, é recomendado o investimento em softwares para a administração do caixa e dos funcionários.
Dessa forma, é possível aperfeiçoar os serviços prestados sem precisar ficar pensando em técnicas mirabolantes e fajutas.
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Serviços de qualidade
Una os dois tópicos anteriores e garanta o serviço de qualidade para os clientes, afinal de contas, e justamente para isso que as pessoas frequentam sua casa lotérica.
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Invista em segurança
A última etapa para estreitar o relacionamento com o cliente é oferecer total segurança para o mesmo durante sua estadia dentro da lotérica.
Qualquer pessoa no mundo deixa de frequentar ambientes que não ofereça segurança. Instale câmeras, organize a unidade lotérica de uma forma que as pessoas mal intencionadas vejam que será muito difícil conseguir alguma coisa lá. E por fim, se possível, contrate um segurança e tenha atenção para acionar a polícia ao se deparar com um indivíduo suspeito.
Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
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